Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Robert Schumann - Um gigante musical e literária


- Um tributo 200 º aniversário de um dos maiores compositores para piano
Vários dos grandes compositores românticos têm aniversários importantes em 2010 e 2011. Ninguém vai ter faltado até agora que é exatamente dois séculos desde o nascimento de Chopin. E em 2011 vamos ter a certeza de ouvir muito sobre esse outro grande virtuoso do piano romântico, Franz Liszt.Mas Robert Schumann também nasceu em 1810 e comemorou seu aniversário de 200 este ano. Embora o aniversário de Schumann não foi exatamente atraiu a mesma atenção enorme como Chopin, houve uma porção de festas acontecendo em homenagem a esta importante personalidade do século 19.


Robert Schumann certamente pertence aos gigantes artística da era romântica. Não só ele foi um dos maiores compositores de sua época, mas através de seu jornalismo e seu grande interesse na literatura que influenciou o pensamento de toda uma geração de artistas românticos. Sua música é uma mistura perfeita de vitalidade alegre e intelectualismo complexo. Suas composições podem por vezes parecer avançada palavras cruzadas literária, mas ao mesmo tempo, a música tem a franqueza e ingenuidade que nós associamos com a perspectiva de uma criança.
Os acontecimentos que levaram ao seu casamento com Clara Wieck uma forma de casos de amor mais famosa e comovente da história da música.Schumann estudou piano com o famoso professor Friedrich Wieck, cuja filha Clara foi um músico extremamente talentoso. Sr. Wieck não em todos aprovam sua fixação, mas depois de anos de desespero, o casal finalmente conseguiu se casar em 1840.
Durante seu tempo de separação de Clara, Schumann compôs um grande número de peças para piano, obras de caráter principalmente curta: Fantasiestücke, álbum de Young, Kinderszenen, Três Romances, etc Ele teve que desistir de sua própria carreira pianística por causa de uma paralisia sua mão direita, causada pela sífilis, que viria a reivindicar a sua sanidade mental, ou por seu uso de um dispositivo dedo-de reforço. Mas Clara fornecida toda a inspiração que precisava para continuar a compor para o instrumento.
Como um escritor e um dos fundadores da revista Zeitschrift für Neue Musik, ele formulou uma série de pensamentos e tendências da era romântica.Exemplos de sua influência são seus artigos sobre Chopin e Brahms, que muito contribuiu para o reconhecimento da genialidade desses compositores.
"Off chapéus, senhores, um gênio"
O primeiro artigo muito Schumann escreveu era uma opinião muito pouco convencional e entusiasta de Chopin's Opus 2, um conjunto de variações para piano e orquestra em mano "Mozart" La ci's daRem la .
A fim de tornar este texto muito divertido mais acessível, nós preparamos uma nova tradução do que em Inglês, que agora lhe apresentamos juntamente com o artigo original, publicado no Musikalische Allgemeine Zeitung, 7 de dezembro de 1831. Leia o artigo e tradução aqui:
Um Opus 2 - artigo original ea tradução
Ouça as variações aqui:
Chopin - Quatro peças de concerto








Schumann Träumerei - Partituras para download e impressão:
Links to other interesting resources and articles about Robert Schumann:
Gramophone: Schumann’s best-loved piano repertoire matched to recordings
Wikipedia: Robert Schumann
Classical Net: Schumann biography and recommended recordings
Essortment.com: Robert and Clara Schumann – a biography
Project Gutenberg: free e-book, Advice To Young Musicians by Robert Schumann

Nenhum comentário: